Fortes Chuvas à Vista: Sul, Sudeste e Centro-Oeste se Preparam para Temporais
- Arnaldo José Gomes
- 11 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Após um longo período de calor e tempo seco, o Brasil se prepara para registrar o maior volume de chuva dos últimos seis meses nos próximos dias com fortes chuvas. Segundo meteorologistas, as regiões Sul e Sudeste serão as mais afetadas, mas o Centro-Oeste também deve enfrentar pancadas fortes.
De acordo com a Climatempo, uma combinação de sistemas meteorológicos está por trás dessa mudança no tempo. A atuação de um cavado e a passagem de duas frentes frias – uma formada na quarta-feira (9) e outra que deve se formar e avançar nesta sexta-feira (11) – são os principais responsáveis. Cavados são áreas alongadas de baixa pressão que ajudam na formação de nuvens de tempestade.
Esses sistemas começaram a atuar na região na quinta-feira (9) e devem manter o tempo instável, principalmente no Sudeste. Uma nova frente fria que deve avançar mais pelo continente também contribuirá para a manutenção das chuvas.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), já nesta sexta-feira (11), boa parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso, sul de Goiás e sudoeste de Minas Gerais devem registrar fortes chuvas de até 100 milímetros por dia, com ventos intensos de até 100 km/h.
A previsão de temporais para os próximos dias está alinhada com o retorno das chuvas regulares.
Em outubro, a chuva deve ser mais constante entre Paraná e São Paulo, passando pelo sul de Goiás e se estendendo até boa parte do Amazonas e Acre. Em novembro, deve retornar para o restante do Sudeste e Centro-Oeste, além do norte do Amazonas, Roraima e sul do Pará. Por fim, em dezembro, a chuva volta para o sul da Bahia, Tocantins e Pará.
Comments